Desinfetante de alto nível - Pronto Uso.
Ação Esporicida, Micobactericida, Bactericida, Fungicida e Viruscída.
Opções de Embalagens:
5 Litros.
PARASEPTIC 0,2% é um desinfetante de alto nível à base de ácido peracético 0,2%, estabilizado, pronto para uso.
Sua formulação inovadora é o resultado da reação do Ácido Acético e Peróxido de Hidrogênio de alto grau de pureza, gerando Ácido Peracético 0,2% pronto uso, sem necessidade de ativadores.
Possuí incorporado na formula inibidores de corrosão, sem necessidade de adicionar nenhum componente no momento do uso.
É compatível com aço inox 304 e 316, alumínio, vidro, acrílico, látex e plásticos e indicado para a desinfecção de endoscópios flexíveis, materiais de assistência ventilatória, materiais semi críticos, não críticos e superfícies.
Possui fita teste Labtest APA para verificação diária de teor.
PRONTO USO sem adição de nenhum componente para o uso.
A certeza da eficácia e segurança na Desinfecção de Alto nível.
• Fácil Utilização, formula pronto uso sem necessidade de ativação;
• Fácil fracionamento;
• Não é irritante dérmico e não irritante ocular por contato;
• Menor nível de odor comparado aos produtos similares do mercado;
• Não possui Padrão de Exposição Ocupacional “OES” (Occupational Exposure Standard), diminuindo os riscos ocupacionais por evaporação para o sistema respiratório e mucosa ocular;
• Estabilidade de até 40 dias;
• Não possui acidos corrosivos;
• Laudo Biocida para Corona vírus.
Segurança comprovada para o Usuário, Paciente e Equipamentos.
Produto Saneante Registrado Nº 3.2027.0015.001-9
Os produtos para saúde (PPS) passíveis de processamento precisam ser limpos, desinfetados ou esterilizados antes do próximo uso.
A desinfecção é classificada em baixo nível, nível intermediário e alto nível, e é um método capaz de eliminar diversos microrganismos com exceção dos esporos.
A RDC n° 15 (15 de março de 2012) e a RDC n° 35 (16 de agosto de 2010) definem a desinfecção de alto nível como: “... processo físico ou químico que destrói a maioria dos microrganismos de artigos semicríticos, inclusive micobactérias e fungos, exceto um número elevado de esporos bacterianos.”
O ácido peracético, de qualidade, é um desinfetante de alto nível, seguro para materiais médico e para o meio ambiente, pois é biodegradável, atua eliminando esporos, bactérias vírus e fungos em 10 minutos.
O desenvolvimento de formulação inovadora de Labsteril , pronta para uso, com menor nível de espuma facilita o enxague e tem formula exclusiva com propileno glicol e alcool isopropilico que proporciona um processamento mais seguro para os PPS e praticidade para a equipe.
Citações
“O ácido peracético traz maior segurança durante a utilização, diminui os riscos relacionado à saúde ocupacional, e é biodegradável, porém deve ser manuseado em local adequado (local seco, ventilado e sem incidência de luz solar direta) e utilizando equipamento de proteção individual (EPI) (avental, luvas, protetor ocular ou facial e outros) durante o manuseio. (ESTIVALET SVIDZINSKI, T. I.; et al. Eficiência do ácido peracético no controle de Staphylococcus aureus meticilina resistente. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 6, n. 3, p. 312-318, 24 jun. 2008).”
“O ácido peracético é considerado como desinfetante de nível intermediário e alto nível, e quando utilizado na desinfecção de artigos, os produtos gerados na decomposição são inócuos e seguros, decompondo em produtos não tóxicos. Possui ação rápida e atua eliminando vírus, fungos, esporos e bactérias. (FRUTUOSO, D. Limpeza e desinfecção de materiais e superfícies. 2018. 65f. Dissertação (Graduação em Odontologia) Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, 2018).”
“Na escolha de um desinfetante deve se leva em conta o amplo espectro de ação antimicrobiana, inativação rápida dos microrganismos, não ser corrosivo e não danificar os materiais, ser inodoro ou ter odor agradável, não ser irritante para a pele e mucosas, possuir baixa toxicidade, tolerar pequenas variações de temperatura e de pH. (ESTIVALET SVIDZINSKI, T. I.; et al. Eficiência do ácido peracético no controle de Staphylococcus aureus meticilina resistente. Ciência, Cuidado e Saúde, v. 6, n. 3, p. 312-318, 24 jun. 2008).”
O nível de desinfecção a ser aplicado no PPS deve ser definido através da classificação de Spaulding.
“Segundo a classificação de Spaulding itens semicríticos, ou seja, aqueles que entram em contato com a pele rompida ou membrana mucosas devem estar livres de todos os microrganismos com exceção dos esporos bacterianos, sendo assim podem ser esterilizados ou desinfetados em alto nível. Pertence a esse grupo os endoscópios e os materiais de anestesia e terapia respiratória. (KALIL, E.M.; COSTA, A.J.F. Desinfecção e esterilização. ACTA ORTOP BRAS. 2(4). p. 1-4. Out/dez, 1994).”
Desinfecção de Alto Nível e Nível Intermediário:
Em uma cuba plástica previamente limpa e seca, adicione PERASEPTIC 0,2% em temperatura ambiente.
Mergulhe completamente o material, previamente limpo e seco, deixe agir por 10 minutos. Exponha as áreas críticas: lúmens, articulações e ranhuras.
Desmonte os materiais articulados, mergulhando completamente os componentes. Ter o cuidado para que a solução atinja todos os canais (aspire e ejete a solução pelos canais).
Enxaguar em abundância, preferencialmente com água purificada, seguindo recomendação de enxágue RDC 15/2012 e secar, eliminando completamente os resíduos de canais, fendas etc. Na limpeza com lavadora automatizada, seguir instruções de uso e programação do equipamento.
A solução de Peraseptic 0,2% pode ser reutilizada por até 30 dias na cuba de uso, ou descartada antes, se a concentração de ácido peracético estiver menor que 0,2%, medida por meio da fita teste específica LabTest APA (leitura de ácido peracético).
Manter a solução em uso em recipiente plástico tampado.
Descarte:
Diluir a solução de Peraseptic 0,2% na proporção de 1 para 10 litros de água.
Desinfecção de artigos não críticos:
• Lavar, enxaguar e secar os artigos.
• Imergi-los na solução no produto puro deixando em contato por 10 minutos.
• Enxaguar e secar os artigos.
• Utilizá-los o mais breve possível.
Desinfecção de Superfícies:
Com a superfície previamente fria, limpa e seca, aplicar Peraseptic 0,2%.
Manter por 10 minutos, enxaguar e secar.
Ação biocida, de teor e estabilidade.
Os Laudos laboratoriais comprovam ação biocida sobre microorganismos, o teor dos ativos antimicrobianos e estabilidade dentro do periodo de validade. São importantes para qualificação do produto e avaliação das condições que foram realizados.
• Coronavírus;
• Escherichia coli;
• Pseudomonas aeroginosa;
• Salmonella choleraesuis;
• Staphylococcus aureus;
• Bacillus subtilis;
• Clostridium sporogenes;
• Cândida albicans;
• Tricophyton mentagrophytes;
• Mycobacterium abscessus;
• Mycobacterium bovis;
• Mycobacterium smegmatis;
Segurança e Compatibilidade.
Esses laudos comprovam a segurança para o ser humano e compatibilidade com os superfícies e equipamentos.
• Corrosividade (Vários Materiais)
• Irritação Dérmica
• Irritação Ocular