OK

Perguntas frequentes

Equipamentos e Acessórios

‹ Voltar


A capacidade da lavadora ultrassônica de 20l é de 2kg e a de 30l é de 3kg de instrumental.
O enxágue por sistema de spray  é mais eficaz permitindo a remoção das sujidade da superfície dos instrumentais, por ser unidirecional(de cima para baixo-tipo chuveiro) além de permitir  mais de enxagues, de acordo com  a sujidade  com econômia de água.
Os enxágues das lavadoras mais antigas, são por enchimento através da válvula de entrada de água do fundo da cuba, onde a água sobe de baixo para cima(tipo banheira), atingindo o nível máximo  e depois drena pelo ralo de fundo.
Esse tipo de enxágue  não retira o resíduo da superfície do instrumental e gasta muito mais água por ciclo,  necessitando de mais enxágues para ser eficaz.

Por exemplo:

Uma lavadora, que possui 30 litros de capacidade útil, com sistema de enxágue ou pré-lavagem comum(ultrapassado) gasta 30 litros de água por cada fase de  pré lavagem ou enxágue adicional.

Comparativos:

Numa lavadora Ultrassônico com 4 fases: 1 pré lavagem e 1 lavagem e 2  enxágue: o consumo de água será de 120 litros por ciclo(30 litros por fase)

Numa lavadora Labnews com pré lavagem com 3 Jatos Spray, com as mesmas 4 fases,   de 54 litros(8 litros por fase e 30 litros na lavagem).
Numa realidade de 20 ciclos dia: a economia de agua por dia será de 1320 litros dia, em 1 mês 30.000 litros.

Sim, desde que seja respeitada a capacidade do cesto, primeiro deve ser disposto o instrumental e em cima, os canulados.

Não, pois o processo de cavitação gera vibração do instrumental com o fundo da cuba, e com isso pode prejudicar o funcionamento dos transdutores, bem como desprende-los ou danificá-los.

Sim, podem ser lavados na lavadora ultrassônica, desde que o equipamento seja desenhado para uso na limpeza e instrumentais e acondicionados no cesto de forma correta.

Sempre que a opção jet estiver on (ligada) a régua e os conectores devem estar acoplados, mesmo que não estejam sendo utilizados. A ausência da régua e conectores com a função jet ligada, pode ocasionar turbilhonamento na solução, e com isso formar bolhas de ar, atrapalhando a propagação das ondas ultrassônicas.
1. Limpar os sensores de nível com esponja ou escova não metálica (Pino de inox com arruela plástica) na cuba;
2. Limpar a cuba e a vedação da tampa com álcool 70° INPM ou Labseptic diariamente;
3. Não coloque caixa e instrumentais diretamente na cuba, sempre utilize o cesto original ou suporte para caixas (opcional);
4. Desligar a chave geral antes da drenagem manual (exceto para modelos de enxágue);
5. Verificar:
• Se as torneiras estão abertas e o registro da drenagem fechado (exceto para modelos de enxágue);
• Se não existe instrumentos no fundo da cuba;
• Se os acessórios para canulado estão em bom estado;
• Se a cuba e os filtros estão sujos (resíduo de matéria orgânica), limpe com uma esponja ou pano macio usando álcool 70° INPM ou Labseptic (não use palha de aço)
• Se o cabo de alimentação está bem conectado;
• Se o equipamento está com filtros (não utilizar sem os filtros)

Sempre que a opção jet estiver on (ligada) a régua e os conectores devem estar acoplados, mesmo que não estejam sendo utilizados. A ausência da régua e conectores com a função jet ligada, pode ocasionar turbilhonamento na solução de detergente, e com isso formar bolhas de ar, atrapalhando a formação de ultrassom e o processo de limpeza.
 A irradiação germicida ultravioleta (UVGI) é definida como o uso de comprimentos de onda ultravioleta (UV) na faixa germicida (200-320 nm) para a desinfecção do ar e das superfícies

O termo 'UVGI' foi originalmente cunhado pela Comissão Internacional de Iluminação (CIE) e adotado posteriormente pelo Centro de Controle de Doenças (CDC) do Estados Unidos.
Este termo distingue aplicações de desinfecção dos comprimentos de onda UVA não germicida das luzes negras e lâmpadas bronzeadoras (320-400 nm). O UVGI também é usado para distinguir aplicações de desinfecção de ar e superfície daquelas em água.
A radiação UVC é um desinfetante conhecido para o ar, água e superfícies não porosas. A radiação UVC tem sido usada com eficácia por décadas para reduzir a disseminação de bactérias, como a tuberculose.  

O Laboratório Nacional de Doenças Infecciosas Emergentes (NEIDL) da Universidade de Boston, nos EUA, realizaram pesquisas que validam a eficácia das fontes de luz UV-C na inativação do SARS-CoV-2, o vírus que causa COVID-19.

 

Desde o início da pandemia de SARS CoV-2, o Dr. Anthony Griffiths, professor associado de Microbiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de Boston e sua equipe têm trabalhado no desenvolvimento de ferramentas para apoiar o avanço científico neste campo. Durante suas pesquisas, eles trataram o material inoculado com diferentes doses de radiação UV-C provenientes de uma fonte de luz Signify e avaliaram a capacidade de inativação sob várias condições. A equipe aplicou uma dose de 5mJ / cm2, resultando em uma redução do vírus SARS-CoV-2 de 99% em 6 segundos. Com base nos dados, determinou-se que uma dose de 22mJ / cm2 resultaria em uma redução de 99,9999% em 25 segundos.

Fonte https://www.signify.com/pt-br/our-company/news/press-releases/2020/20200616-signify-boston-university-validate-effectiveness-signify-uvc-light-sources-on-inactivating-virus-that-causes-covid19

Radiação é a propagação de energia de um ponto a outro, seja no vácuo ou em qualquer meio material podendo ocorrer através de uma onda eletromagnética.
A radiações podem ser emitidas tanto artificialmente em procedimentos médicos, equipamentos específicos e lampadas quanto naturalmente, como a luz solar por exemplo.

Enquanto a palavra radiação refere-se à energia que é emitida na forma de ondas eletromagnéticas, a irradiação refere-se à energia que o objeto recebe quando exposto  a essa radiação (intensidade).
Por exemplo: a radiação solar irradia o planeta Terra, provendo-lhe de energia em forma de calor e luz visível
A radiação ultravioletas (UV)  emitidos pelo Sol são divididos em três tipos: UVA, UVB E UVC. O primeiro, UVA, é o mais abundante na Terra, responsável pelo bronzeado, mas também pelo envelhecimento da pele. O UVB é majoritariamente retido pela camada de ozônio, mas o pouco que chega na gente já é capaz de causar queimaduras e vermelhidão na pele. O responsável por eliminar os microorganismos  é o terceiro, o UVC, essa radiação o possue de 200 a 300 nanômetros de comprimento de onda , podendo atravessar a cápsula proteica e danificar o material genético.
 
 
 
A implementação do procedimento padrão de limpeza e desinfecção com a integração do tratamento UVC teve resultados eficazes tanto na redução de falhas de higiene quanto no controle da contaminação ambiental por microrganismos de alta periculosidade.

https://pubmed.ncbi.nlm.nih.gov/31554297/ 
Evaluation of an Ultraviolet C (UVC) Light-Emitting Device for Disinfection of High Touch Surfaces in Hospital Critical Areas
Não, todo local antes de ser tratado com a radiação  UVC deve estar limpo, a tecnologia é de linha de visão, isto é, todo o ambiente (superficie e  ar) que necessita de desinfecção devem estar  expostos a radiação por um tempo pré determinado de acordo com a potência UVC e quantidade das Lampadas.

Recomendamos como sistema de desinfecção de Ar e de apoio a desinfecção de  superfícies, e deve ser usado como um complemento e não como um substituto dos protocolos de limpeza e desinfecção terminal.

Materiais (Papéis e outros objetos) que possam estar sombreando superfícies alvo devem ser removidos.A radiação UV não ultrapassa papeis, vidro comuns acrilicos ou óculos de segurança.
Sim, A intensidade de irrradiação biocida, segue a  lei da fisica do inverso do quadrado, ou seja, a potência gerada por unidade de área, é inversamente proporcional ao quadrado da distância até  ao equipamento fonte de luz UVC.
 
Portanto a intensidade da irradição é reduzida ao quadrado da distância,quando mais distante do equipamentos  menor irradiação
.
Equipamentos com Lâmpadas Individuais ou de  baixa potência (poucas lâmpadas) demoram horas ou dias para realizar o processo de desinfeção (redução de 4 ou 5 logs) de acordo com o tamanho do local, trazendo falsa sensação de segurança. 
Por exemplo:  
Distância do equipamento ao local a ser desinfetado.
1  metro do equipamento -  100% da intensidade da irradiação
2 metros do equipamento - 25%  da intensidade da radiação.
3 metros do equipamento - 11% da intensidade da radiação.


A eficácia do equipamento pode ser comprovada  mediante avaliação  por medida da irradiação através de radiômetros que indicam o quantidade de irradiância em micro W/cm2(microwatts por centimetro quadrado) e com esse dado avaliar o tempo necessario para atingir a dose biocida de acordo com Literatura.
 
Já existem integradores de dose biocida em mJ/ cm2 que indicam com alteração da cor a dose atingida no local com referência ao microorganismo.
Laudos laboratoriais podem ser realizados para comprovação da morte microbiana, mas os parâmetros da distância, qtde de lampadas  UVC e sua potência nominal e tempo ciclo, devem ser documentados.

  
Não,a exposição à energia ultravioleta pode resultar em inflamação transitória da córnea, que pode passar despercebida o dano ocular geralmente começa com fotoqueratite (inflamação da córnea), mas também pode resultar em fotoqueratoconjuntivite (inflamação da conjuntiva)
O dano cutâneo consiste em eritema, uma vermelhidão da pele semelhante a queimaduras solares (mas sem bronzeamento).